terça-feira, 9 de outubro de 2012

A B C DA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA



ABC da prevenção da indisciplina na sala de aula

Olá, gente...
Cada vez mais difícil, o trabalho docente tem sido um desafio constante para os educadores na contemporaneidade. Tais momentos possibilitam muitas reflexões sobre o ensinar e aprender principalmente para os jovens, uqando diversos fatores tecnológicos concorrem com a motivação na sala de aula.
Segue abaixo, o "ABC da prevenção da indisciplina" de Amado e Freire (2009) adaptado ao Brasil.


A dquira cada vez maior consciência de si em ação.

B atalhe pela colaboração dos pais na vida da escola.

C rie uma atmosfera de respeito pelos outros.

D escubra o seu estilo de professor.

E nvolva os alunos ativamente nas tarefas.

F aça um inventário das necessidades e interesses dos alunos.

G uie-se por comportamentos assertivos.

H abitue o aluno a cumprir as regras previamente acordadas.

I mplemente estratégias que promovam a auto-confiança e a auto-estima.

J ogue com os aspectos cognitivo e sócio-afetivo.

L eve os alunos a serem autodisciplinados.

M ostre entusiasmo nas atividades de ensino.

N ão rotule o aluno.

O rganize atividades extra-curriculares.

P laneje aulas motivadoras.

Q uestione-se sobre os motivos da indisciplina.

R eforce os comportamentos adequados dos alunos.

S eja coerente com os seus comportamentos e os que deseja do aluno.

T enha em conta as diferenças dos alunos.

U se métodos de ensino adequados às situações.

V isualize toda a sala de aula.

X eque-mate à "pedagogia da saliva".

Z ele por uma boa organização e gestão de aula.



Fonte: Amado e Freire (2009). A(s) Indisciplina(s) na Escola.

Postado por Michel Assali

14 comentários:

  1. oi meu amigo!
    muito bom o abc da prevenção, adorei, não porque sou sua amiga, mas porque vem mostrar formas diversas para o professor trabalhar com sua equipe, muito bom mesmo e, continue assim nos proporcionando com saberes diversos.

    abraços!!11111

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. É bom saber que existem pessoas comprometidas para com a educação, que posssam nos proprocionar formas diversificadas para trabalharmos com os nossos alunos. Agradeço-lhe por compartilhar conosco seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Que bom Vascaino que você lembrou da indisicplina em sala de aula de um modo geral, uma das grandes dificuldades apontadas pelos professores no exercício da sua actividade encontra-se directamente ligada à indisciplina na sala-de-aula. Este parece ser um desafio transversal, atingindo os professores principiantes na carreira, como os mais experientes.

    isso nós leva uma reflexão sobre um conjunto de estratégias e competências profissionais directamente ligadas à gestão da sala de aula que os ajude, professores, no desempenho do seu papel.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de ABC SOBRE A EDUCAÇÃO, SERIA MUITO BOM SE OS EDUCADORES CUMPRISSEM PELO MENOS 70% DESSE ABC, AI NOSSOS EDUANDOS SERIAM MAIS DICIPLINADOS E NOSSA EDUCAÇÃO SERIA BEM MELHOR.

    ResponderExcluir
  5. “Que legal saber que existe formas e estratégias de ensinar ...o maior erro do ensino é o de tratar todos os alunos como se fossem variações do mesmo indivíduo e, desta forma, insistir em ensinar a todos os alunos as mesmas matérias do mesmo jeito......

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal é um ABC muito interessante faz com que voltemos a antiga raiz de como a criança começava a ler, só que agora com mais resposabilidade. muito bom continue firme nas rua raizes. um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sabemos que ensina é o desafio complexo precisamos muitas vezes fazer uma reflexão e rever nossas praticas para que possamos ter um olhar minucioso sobre o atode ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  8. boa abordagem, acredito que este seja um assunto onde nós educadores devemos nos debruçar com maior empenho, pois a realidade de nossas escolas nos cobra isso.

    ResponderExcluir
  9. Aureo seu texto reflete muito em nosso dia-a-dia essas questões são essenciais para que tenhamos em nossa consciencia de que educar não é apenas ensinar conteudos e sim possibilitar aos nossos alunos um conhecimento amplo e critico, se todos os educadores tivessem esse ABC na ponta da língua e o mais importante nas suas atitudes não teriamos tantos professores descomprometidos com a educação!

    ResponderExcluir
  10. É amigo o seu texto nos remete a pensa cada vez mais sobre a forma de ensinar e aprender,de modo que não é facil lidar com esse ABC perante a realidade das escola de hoje.

    ResponderExcluir
  11. Amigo o texto acima citado, nós leva refletir a impotância que cada letra do alfabeto quer nos mostra. Cada uma letra, traz uma mensagem de sabedoria e conhecimentos, para colarmos em prática em nossa profissão docente...

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu texto Áureo, seria muito bom se isso acontecesse na prática da sala de aula, acredito que cada educador deveria ter um abc, para ter um direcionamento da sua prática educacional.

    ResponderExcluir
  13. Caro colega Aureo e importante que nao so o professor promova o exercicio da tolerancia , a escola como um espaco democratico precisa manter uma postura etica dentro dos padroes . A escola nao pode exigir do aluno que ele nao fale auto se o professor grita , dentro de sal de aula .

    ResponderExcluir
  14. É colega, esse seu texto nos traz a tona a realidade que estamos vivendo em sala de aula, a indisciplina faz parte do cotidiano das escolas, porém, vejo que se a comunidade escolar tivesse esse ABC como forma de direcionamento educacional muita coisa que acontece nesse âmbito seria diferente.

    ResponderExcluir